Kia mostrará híbrido Niro no Salão de SP

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
28/10/2016 11:05
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO
KIA NIRO HÍBRIDO

A Kia confirmou nesta sexta-feira (28) que trará o SUV Niro pela primeira vez à América Latina durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O SUV foi lançado em Chicago (EUA) em fevereiro deste ano e traz um trem de força exclusivamente híbrido.

O Niro foi o responsável por estrear a nova plataforma ECO, que dá vida a outros modelos "verdes" da companhia coreana, como o Hyundai Ioniq. Entre os destaques de sua estrutura está a adoção de componentes mais leves, como aços de alta-resistência em 53% do chassi e alumínio na carroceria (capô, tampa traseira e em elementos da suspensão). A bateria de íon-lítio é instalada sob os bancos traseiros, para melhor distribuição de peso (embora não seja a solução mais avançada, como instalá-la de maneira plana no assoalho do veículo).

Apesar da a Kia definir o design do Niro como "forte e confiante", com "superfícies sutilmente esculpidas e compensadas com sinais mais robustos", um olhar menos deslumbrado vai observar um carro menos ousado que o restante da linha da Kia, sobretudo ao compará-lo com a bela nova geração do Sportage. De qualquer maneira, a grade de tigre (como os coreanos gostam de chamar) está lá, os faróis são afilados e alongados e as rodas têm desenho interessante, o que de fato deixam o Niro com um aspecto mais atraente do que o estereótipo de carros ecológicos insinua.

Kia Niro será mostrado pela primeira vez na América Latina em SP

O conjunto motriz do Niro é composto pelo motor 1.6 da conhecida família Kappa da companhia (que equipa o Hyundai HB20, por exemplo) calibrado para gerar 103 cv, beneficiando-se de um ciclo pseudo-Atikson, que recircula os gases de escape (EGR) para melhorar sua eficiência, e um motor elétrico de 43 cv. Ao total, a potência combinada é de 146 cv e 27 kgfm de torque. A transmissão é uma robotizada de dupla embreagem com seis marchas.

Entre as tecnologias embarcadas no Niro que se destacam está o sistema de navegação pareado ao trem de força, que, por meio da informação topográfica do mapa, altera o comportamento do fluxo de energia (entre combustão e eletricidade) a fim de adequá-lo da melhor maneira às características da via. O sistema de infoentretenimento que acompanha o modelo é o UVO3. A central, com tela de 7'', tem capacidade para espelhar smartphones e armazenar até 8 Gb de músicas num HD interno.

O SUV híbrido é vendido nos Estados Unidos e na Coreia. Segundo a Kia, o evento em São Paulo servirá como uma clínica para medir a recepção do público, mas por enquanto não há nenhuma confirmação de que o utilitário será vendido no Brasil.