Jaguar F-Type muda e ganha versão V6 de 400 cv

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
10/01/2017 12:46

A Jaguar apresentou nesta terça-feira (10) a primeira reestilização do esportivo F-Type. O carro, lançado em 2012, passou por mudanças visuais sutis já para a linha 2018, mas ganhou equipamentos interessantes e uma nova versão, mais potente, para os modelos V6. 

Jaguar F-Type 2018 passou por mudanças sutis

Para perceber as diferenças entre o F-Type anterior e o 2018 só mesmo fazendo um velho jogo dos sete erros. Os desenhistas britânicos mantiveram a grade do carro intácta. Na frente, apenas o conjunto óptico e o parachoque mudou, abandonando as entradas de ar ao estilo "guelra" de tubarão para uma peça mais homogênea, maior. Atrás, a atualização também se restringiu à peça de contato. Na versão R, as entradas de ar dianteiras são marcadas por uma haste horizontal, o que facilita a identificação da versão. 

Linha 2018 ganhou nova versão V6 de 400 cv

Os faróis do F-Type agora são de LED e possuem uma tecnologia inteligente de iluminação. Segundo a fabricante, o facho de luz se adapta à necessidade de diferentes velocidades. Abaixo dos 48 km/h, os LED projetam uma iluminação mais larga, abrangente, para facilitar a identificação de pedestres e limites da via, por exemplo. Acima dos 48 km/h, o facho muda para uma configuração de maior alcance, mais verticalizada. Já além dos 90 km/h o LED aumenta ainda mais seu alcance na estrada. 

F-Type R possui um diferencial nas novas entradas de ar dianteiras

Quanto aos novos equipamentos, tratam-se da nova central multimídia e de um aplicativo criado em parceria com a GoPro. O novo sistema de infoentretenimento possui tela de 8'', sensível ao toque, processador quad-core e HD interno de 60 GB. A central também já é preparada para acessar a internet, com conexão 4G. 

Parachoque do F-Type SVR também foi modificado

O aplicativo em parceria com a GoPro se chama ReRun e permite que a telemetria do carro na pista (que fornece informações como velocidade, comportamento da aceleração e frenagem, atuação da força G, tempo de volta, etc.) seja agregada às imagens da câmera GoPro instalada no carro para gravar a volta no circuito. O vídeo, junto com as informações, podem ser acessadas e baixadas pelo smartphone do proprietário.

V6 MAIS NERVOSO
Para marcar a chegada da primeira atualização visual do F-Type, a Jaguar vai oferecer mundialmente uma nova versão, cujo tempo de comercialização será limitado a um ano, para os modelos equipados com o motor V6. É a 400 SPORT, que como o próprio nome diz, extrai 400 cv de potência do motor 3.0 V6 supercharged. Esta é a única alteração mecânica do novo F-Type. As outras versões V6 continuam as mesmas (de 340 cv e 380 cv), assim como as 5.0 V8 (de 550 cv para a R e a 575 para a SVR).