Hyundai revela novo i30 com motor 1.0 turbo

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
07/09/2016 14:17

A Hyundai revelou oficialmente nesta quarta-feira (7) o novo i30. A apresentação oficial do modelo ocorrerá durante o Salão de Paris, na França, que começa no final deste mês, mas a companhia já revelou todas as mudanças de design, conteúdo e motores que vão equipar a tercera geração do hatch médio. 

Novo Hyundai i30

A começar pelo design é curioso notar que a nova geração do modelo ficou claramente mais parecida com a sua versão original, lançada em 2008. A companhia abandonou de vez a linguagem exageradamente fluida do hatch atual para retomar uma silhueta mais tradicional dos hatches, fazendo alusão à primeira geração do i30. Este novo padrão visual do i30 provavelmente será adotado nos próximos lançamentos da marca, com a certeza de que a nova grade em "cascata" (cascading grille, como denomina a marca) acompanhará todos os modelos da Hyundai.

Silhueta da terceira geração do hatch lembra a origem do modelo

Os faróis do i30 são de full LED (certamente apenas nas versões mais caras), compostos por três projetores, preservando a modernidade característica dos designs da coreana. Luzes de LED para uso diurno acompanham o conjunto óptico frontal situadas abaixo dos faróis, em posição vertical, dividindo espaço com os faróis de neblina. Atrás, a coluna C mais larga possui um caimento mais acentuado e o teto é prolongado por um spoiler na cor preta (peça que também deve se restringir às versões do topo da gama). As lanternas seguem o padrão horizontal do modelo atual, mas estão menores.

Grade em "cascata" é a nova identidade da marca

Com a nova silhueta, o i30 também ganhou novas dimensões. O carro está 40 mm mais comprido, 15 mm mais largo e 15 mm mais baixo que o modelo atual. Ao total são 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,45 m de altura. Apenas a distância entre-eixos permaneceu a mesma: 2,65 m. A Hyundai também afirma que o i30 está 28 kg mais leve que sua segunda geração e 22% mais rígido, graças ao aumento de 53% de utilização de aços de alta resistência em sua estrutura. 

Caimento acentuado da coluna C é mais tradicional aos hatchs

Internamente, o i30 mudou bastante. Não há mais as duas barras cromadas que acompanhavam o console central em sua disposição vertical. Agora, a organização dos comandos centrais está mais horizontal e com menos botões, dando lugar para as centrais multimídias posicionadas acima do painel, podendo ser de 5'' ou 8'' (esta última é opcional), ambas touchscreen com sensibilidade capacitiva (como a de smartphones). Entre os destaques de funcionalidades está a possibilidade de espelhamento via CarPlay ou Android Auto (no caso da tela de 8''). 

Volante e quadro de instrumentos também mudaram. O primeiro agora conta com apenas três raios, uma abordagem mais elegante que a atual, enquanto o segundo parece ter aberto mão das luzes azuis para um tom mais escuro, mantendo o benefício de uma tela TFT entre os mostradores para abrigar as informações do computador de bordo. 

Interior do i30 está mais elegante nesta nova geração

Sob o capô, o novo i30 será vendido na Europa e outros mercados com quatro opções de motor, três a gasolina e uma diesel, incluindo uma inédita 1.0 turbo. As variações a gasolina são 1.4 T-GDI turbo de 140 cv, 1.4 MPI de 120 cv e a 1.0 T-GDI de três cilindros, turbo, de 120 cv. O motor diesel é 1.6 turbo de 95 cv, 110 cv ou 133 cv. Todas as opções de motores podem trabalhar com câmbio manual de seis marchas ou robotizado de dupla embreagem com sete marchas.

Bancos e acabamento do i30 ganharam mais refinamento

Quanto às tecnologias, o i30 vem equipado com um pacote de segurança autônoma que inclui alerta de colisão frontal com frenagem de emergência para evitar ou diminuir danos, piloto automático adaptativo, detector de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de manutenção à faixa e assistente de faról alto. 

O novo Hyundai i30 será apresentado oficialmente durante o Salão de Paris. O modelo ainda vai ganhar uma versão esportiva inédita, batizada de N, que deverá ser mostrada exclusivamente no evento.