Hyundai cresce na crise e será a 4ª mais vendida

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
26/09/2016 12:26

O ranking das marcas mais vendidas no Brasil é formado há algum tempo por Fiat, General Motors, Volkswagen e Ford. Porém, após dois anos de crise, esse quarteto deve passar por alterações, já que a GM ultrapassou a Fiat e pretende terminar o ano na liderança, enquanto a Ford, quarta maior montadora do ranking nos últimos anos, caiu para sexto lugar, considerando as vendas até 31 de agosto.

Ford Ka ajudou no crescimento da marca em 2015

A Ford conseguiu crescer nos últimos anos, principalmente em 2015, quando a crise chegou. No período, a montadora saiu de 9,26% de participação de mercado em 2014, para 10,24% no ano passado, quando as grandes montadoras sentiram as dificuldades do mercado e viram o volume de vendas cair bastante. Um dos responsáveis pelo crescimento da Ford foi o Ka, que manteve um bom volume de vendas no ano passado.

Porém, no segundo ano de crise, a Ford já não demonstra o mesmo ímpeto, prejudicando a sua participação de mercado, que atualmente é de 8,81%, enquanto montadoras consideradas médias no Brasil conseguiram surfar bem nessa maré baixa do mercado. São elas as asiáticas Hyundai e da Toyota.

O HB20 é o carro chefe da Hyundai no Brasil

Em 2014, antes da crise, a Hyundai tinha 7,12% de participação, agora, após quase dois anos de dificuldades no mercado, a montadora atingiu 9,89%, chegando a quarta colocação no ranking de marcas -- praticamente consolidada nesta posição até o final do ano. A Toyota também cresceu durante dois anos ruins no geral da indústria e ultrapassou a Ford, aparecendo atualmente na quinta colocação com 9,17% de participação de mercado. Em 2014 a marca japonesa tinha apenas 5,87% de partipação.

Diante da atual situação do mercado, a Ford já deve estar conformada com a sexta colocação, já que temos apenas mais quatro meses de vendas e a Hyundai já tem mais de ponto percentual à frente da marca americana, além de manter ótimo volume de vendas com alguns carros, como o HB20.

O Corolla é um dos responsáveis pelo crescimento da Toyota

A Toyota também já abriu uma distância considerável e também tem alguns modelos que estão vendendo muito bem, como a Picape Hilux e o sedã médio Corolla, ambos líderes em seus segmentos. Diante de todas essas mudanças, resta à Ford voltar a remar e trabalhar em 2017, para que seja possível voltar para o "Top 4" do ranking.