Hilux deve acabar com reinado de 20 anos da S10

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
05/09/2016 16:06
1ª) FIAT STRADA: 40.845 EMPLACAMENTOS
2ª) VOLKSWAGEN SAVEIRO: 27.043 EMPLACAMENTOS
3ª) FIAT TORO: 24.347 EMPLACAMENTOS
4ª) TOYOTA HILUX: 22.519 EMPLACAMENTOS
5ª) CHEVROLET S10: 15.676 EMPLACAMENTOS
6ª) FORD RANGER: 10.307 EMPLACAMENTOS
7ª) RENAULT OROCH: 9.009 EMPLACAMENTOS
8ª) CHEVROLET MONTANA: 8.013 EMPLACAMENTOS
9ª) VOLKSWAGEN AMAROK: 6.394 EMPLACAMENTOS
10ª) MITSUBISHI L200: 6.215 EMPLACAMENTOS
11ª) NISSAN FRONTIER: 2.602 EMPLACAMENTOS

O segmento de picapes médias está acostumado a encerrar o ano com a Chevrolet S10 na liderança: são 20 anos seguidos de reinado. Porém, neste incomum 2016, a hegemonia do modelo pode estar chegando ao fim.

A nova Chevrolet S10 chegou ao mercado em maio

A S10 foi renovada recentemente e ganhou novas tecnologias, além de adotar a atual identidade visual da Chevrolet. Mesmo com todas as novidades, a S10 está perto perder a ponta: vendeu 15.676 unidades até agosto, contra 22.519 da Toyota Hilux, que também foi modernizada e está sendo oferecida na oitava geração.

Um dos fatores para a queda no volume de vendas da S10 é o fato de a Hillux ter sido renovada em novembro de 2015 e já ter começado 2016 com equipamentos que só chegaram à picape da Chevrolet em maio. Outro fator que pode ter pesado é a época em que houve a diminuição de estoques de cada uma, a qual sempre ocorre quando chega uma nova linha.

A oitava geração da Hilux está sendo vendida desde janeiro

É importante notar, porém, que o leque de opções para o consumidor aumentou -- e roubou vendas das médias. Fiat Toro e Renault Oroch são picapes menores, a meio caminho de Fiat Strada/Volkswagen Saveiro e as médias, mas que "invadem" o segmento acima e atraem seus clientes devido ao porte interessante e por conseguirem transportar até uma tonelada (dependendo da versão). 

No caso da Toro, a influência de suas vendas no segmento das picapes médias é clara: foram 24.347 unidades emplacadas. Isso significa que uma picape que nem existia no começo do ano já é a mais vendida no Brasil, excluindo as derivadas de veículos de passeio (como as citadas Strada e Saveiro).

Com um portfólio que inclui versão com motor 2.0 a diesel com nove marchas e tração 4x4, a Toro tem basicamente a mesma proposta das médias, com algumas vantagens (a depender do que o cliente procura): praticidade no uso diário, por ser menor e ter tampa traseira com abertura lateral, e sensação reduzida de "chacoalhar" no banco de trás, já que a caçamba é mais curta.

A novata Toro emplacou excelentes 24.347 unidades este ano

Independentemente do cronograma dos modelos, a Hilux tem vendido mais que a S10 em diversos meses -- como o de agosto, em que foram emplacadas 2.876 unidades da Toyota, ante 2.769 da Chevrolet.

Outras concorrentes também dificultam o 21º ano de liderança da S10: a Ford Ranger já vendeu 10.307 unidades este ano; a Mitsubishi L200, 6.215; e a Nissan Frontier, 2.602. Veja os números na galeria de fotos no alto desta reportagem.