Goodyear lança pneus esportivos e para SUVs

DIOGO MENDES
Da Motorpress, de Americana (SP)
21/09/2016 14:10

A fabricante de pneus Goodyear lançou nesta terça-feira (20) novas linhas de produtos para os segmentos de passeio, esportivo e off-road, que serão produzidas no país. Trata-se dos pneus Wrangler AT Adventure, Eagle F1 Asymmetric 3 e novidades em sua marca Kelly Edge, que está ampliando seu portfólio no país. 


"Buscavamos entender o que os clientes realmente necessitavam e queriam, e apresentamos hoje três novos produtos que representam o que há mais de mais inovador em performance, durabilidade e segurança em seus segmentos", afirma Fabrice Weisgal, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear Brasil. 

KELLY EDGE
Com produtos nas categorias Touring, Sport e SUV (assim são classificadas pela fabricante), a gama Kelly Edge traz novos pneumáticos ao Brasil, com o objetivo de entregar ao consumidor brasileiro um produto com melhor relação custo-benefício e durabilidade. 


A linha Touring é voltada às categorias hatches e sedan pequenos, como Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Ka e Fiat Strada. Já a gama Kelly Edge Sport tem pegada mais esportiva (para veículos esportivos) e conta com "medidas tuning", como 195/60R15 88V, 205/40R17 84W, 195/50R15 82V e 185/60R14 82H. A linha deve estar disponível nas revendedoras a partir do mês de outubro. 

Há também a gama para picapes e station wagons (Kelly Edge SUV ), que tem a proposta de oferecer robustez e durabilidade, e será integrada ao portfólio a partir de novembro.

WRANGLER AT ADVENTURE
Voltado a picapes e SUVs, o Wrangler AT Adventure é um pneu de características mistas, desenvolvido para rodar tanto no asfalto quanto em atividades off-road. Segundo a Goodyear, o composto de sua banda de rodagem conta com sílica de polímeros multifuncionais, além de resinas de tração, que ampliam a aderência do pneu em pisos molhados. Outras promessas do pneu, são as de oferecer mais resistência contra perfurações e impactos e menor resistência ao rolamento, que resulta em economia de combustível. 


Todas as mudanças tornaram o Wrangler AT Adventure 31% superior em dirigibilidade no molhado, 37% superior em tração no molhado e 14% superior em resistência ao rolamento, quando comparado ao modelo antecessor. O pneus será disponibilizado em diversas medidas (de 205 a 265 de largura e 65 e 70 de altura de perfil). 

EAGLE F1 ASYMMETRIC 3
De olho no mercado dos pneus esportivos, que pode crescer até 10% nos próximos anos, a Goodyear apresentou o pneu Eagle F1 Asymmetric 3, para clientes que buscam esportividade, segurança e alta performance em um produto.


Segundo a marca, o Eagle F1 Asymmetric 3 oferece, entre outras características, segurança em frenagens a curtas distâncias, fato que foi comprovado em test drive oferecido aos jornalistas que cobriram o lançamento da linha. Outro objetivo da linha é oferecer performance e manobrabilidade em pistas molhadas e secas.

O pneu já vem de fábrica em alguns esportivos e automóveis premium do mercado brasileiro, como Chevrolet Camaro, Jaguar XF, Porsche 911/Boxter/Cayman, Audi A1/A3/A8, Mercedes-Benz Classe E, BMW Serie 3 e 5 e Volkswagen Golf, que variam de 225 a 295 de largura e 35 a 60 de altura do perfil. 

TEST DRIVE
Em evento na pista de testes da Goodyear, em Americana (SP), os jornalistas puderam rodar e verificar as características dos pneus Wrangler AT Adventure e Eagle F1 Asymmetric 3. Porém, é importante frisar que somente pudemos testar o pneu lançado e não testamos a performance dos pneus da concorrência.


A bordo de um Audi A3 Sedan, com pneus Eagle F1 Asymmetric 3, foram realizadas as manobras slalom (zigue-zague entre cones), em que o pneu passou as sensações de segurança e firmeza, além de bastante aderência ao solo. A última prova a bordo do A3 Sedan foi a de frenagem a curta distância em piso molhado, na qual o motorista tinha de frear a uma velocidade de 50 km/h. Nela, os pneus também demonstraram boa performance, sem apresentar qualquer tipo de derrapagem.

Na segunda parte do teste, uma picape S10 foi usada para testar a capacidade off-road dos pneus Wrangler AT Adventure, que ofereceram uma condução prazeirosa, ao demonstrar aderência e boa adaptação às condições do solo de terra, inclusive em um trecho crítico onde dezenas de buracos no chão dificultam a travesia.


As vendas dos novos pneus Goodyear e Kelly Edge começam no mês de outubro. Os preços, segundo a fabricante, não são divulgados, pois dependem de cada revenda da marca, com base em fatores como demanda e região.