Geely lança nova submarca Lynk & Co com SUV

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
20/10/2016 11:19

O Geely Group, conglomerado automotivo chinês que detém a sueca Volvo, apresentou nesta quinta-feira mais uma marca sob seu guarda-chuva: a inédita Lynk & Co. O modelo de estreia da marca é o SUV ccompacto 01. 

01 é o modelo de estreia da Lynk & Co

Embora a companhia tenha informado que o Lynk & Co 01 será feito na China, há planos para comercializá-lo em grandes volumes na Europa e Estados Unidos. O interessante a se saber sobre o SUV é que ele desenhado e desenvolvido pela Volvo, beneficiando-o com a plataforma modular CMA da empresa (que dará vida ao inédito XC40 futuramente). 

Utilitário compartilha plataforma modular CMA com a Volvo

A parceria com o suecos na criação do carro ajudou o 01 a ter um design bastante distinto das outras duas marcas (Geely e Volvo). Sua silhueta e estilo se banham na inspiração europeia (repare nos faróis afilados e coluna C com caimento acentuado). A frente transmite robustez devido à grade horizontal que se estente entre as extremidades do para-choque e os vincos laterais produzem um efeito de luz e sombra mais moderno à carroceria. Atrás, o toque da Volvo é mais nítido pelo formado peculiar das lanternas.

Suecos cuidaram do design do 01

A Lynk & Co diz que o 01 será o veículo mais conectado do mercado. Para isso, ele terá conexão constante com a internet e servidores em nuvem, abrindo possibilidades de personalização de funções do SUV. Além disso, a marca irá incentivar o compartilhamento do veículo por meio de um sistema de rastreamento via smartphone para o motorista monitorar o trajeto do carro enquanto está "emprestado". 

Interior foca em modernidade e conectividade

Os chineses não divulgaram informações sobre a motorização do 01, mas o compartilhamento da plataforma CMA pode sugerir que ele use uma seleção de blocos 2.0 de quatro cilindros e 1.5 de três cilindros da Volvo, trabalhando com transmissões manuais de seis marchas ou robotizada de dupla embreagem de sete.

O Lynk & Co chegará ao mercado em 2018 e logo será seguido por mais dois modelos (supostamente os 02 e 03).