Ford quer reconhecer humor do motorista

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
22/02/2017 11:25

A Ford acredita que no futuro seus veículos terão capacidade de ler expressões faciais dos motoristas e reagir em relação as expressões que o motorista apresenta. A pesquisa da tecnologia está sendo feita pela montadora e RWTH Aachen University na Alemanha. As informações são do site Autoblog.

Sistema fará reconhecimento facial do motorista

O sistema funcionaria baseado em câmeras e microfones de alta capacidade instalados no interior do veículo. Por exemplo, os carros da Ford seriam capazes de aprender quais músicas o motorista agosta de ouvir quando estão visivelmente estressados e tocariam sem o motorista precisar dar play. Também seriam capazes de ajustar a iluminação interna de acordo com o humor do motorista.

A Ford acredita que em um futuro próximo o sistema multimídia SYNC3 se tornará um assistente pessoal do motorista, usando o controle de voz para interagir com o dono do carro, informando até a loja mais próxima para comprar seu chocolate favorito. Também seria possível criar um sistema de navegação baseado pelo olhar do motorista e atender chamadas telefônicas balançando a cabeça.