Ford lança freio de mão para “drift” no Focus RS a

DA REDAÇÃO
em São Paulo (SP)
14/11/2017 18:52

A Ford anunciou o lançamento do primeiro freio de mão eletrônico inspirado em ralis para equipar o novo Focus RS. Chamado “Ford Performance Drift Stick”, o inédito equipamento em veículo comercial foi aprovado por Ken Bock, astro da internet em pilotagem de aventura e alta performance.

Drift é um estilo de direção onde o carro faz as curvas de lado com derrapagem controlada das rodas traseiras. Pioneiro na indústria, o “Drift Stick” do Focus RS foi concebido pelo time de engenharia da Ford Performance e ganhou o apelido interno de “Wicked Stick”, algo parecido com “alavanca terrível”.  O equipamento será um acessório oferecido na América do Norte a partir de dezembro.

Como um freio de mão hidráulico exigiria grandes modificações no carro, que não poderiam ser revertidas facilmente, o “Drift Stick” foi desenvolvido com tecnologia inteiramente eletrônica. Quando o trabalho começou, um engenheiro notou muitas semelhanças na sua eletrônica com um item que a Ford já vende regularmente – a ferramenta de calibração profissional. Com a integração dessa tecnologia, basta conectar um cabo USB ao “Drift Stick” para extrair dados de diagnóstico e selecionar as calibrações de desempenho do Focus RS.

Segundo a Ford, esse design digital permite fácil instalação, sem furos e soldas, e conexão com o sistema de diagnóstico de bordo do carro. Como o modo Drift do Focus RS, o “Drift Stick” foi criado apenas para uso em pistas fechadas.