Fiat Argo a partir de R$ 46.800

REDAÇÃO
De São Paulo (SP)
31/05/2017 09:46

A origem do nome Argo vem da mitologia grega, onde o barco Argo, que seguia rumo à Cólquida em busca do Velocino de Ouro, tinha em sua tripulação dezenas de celebridades. Entre elas, estavam 50 argonautas, heróis e semideuses como Hércules, Orfeu e Heitor. Com todas estas referências, propositais ou não, a Fiat lançou o Argo. O novo hatch da Fiat chega às lojas já no primeiro dia de junho e com uma missão inglória: superar o quase imbatível líder Chevrolet Onix.


“Ele foi projetado na mesma época do novo Tipo, e carrega a nova identidade da marca”, explica Peter Fassbender, diretor de design da FCA na América Latina. Por isso, melhor se acostumar com os faróis espichados e o enorme logotipo na tampa do porta-malas.

Mecanicamente, não há grande novidade no Argo. O modelo terá três opções de motores e três de câmbio, divididas nas versões Drive (1.0, 1.3 e 1.3 robotizado), Precision (1.8 manual e automático) e HGT (1.8 manual e automático). A retomada da clássica sigla que designava as versões mais rápidas do Fiat Brava, aliás, é uma das poucas concessões aparentes que a fabricante fez ao passado.

Além disso, há mais vínculos com modelos antigos. A plataforma do Argo, batizada de MP1, é derivada da usada no Punto nacional (que, por sua vez, tinha base diferente do modelo europeu). O diretor de engenharia de produto Claudio Demaria, no entanto, faz questão de destacar a adoção de novos materiais na carroceria, incluindo aços de alta e ultra-alta resistência e elementos formados a quente.

A Fiat trabalhou ainda vários outros aspectos do Argo, como um acabamento aprimorado e mais tecnologia, incluindo uma nova central multimídia com projeção para Android e iOS, assistência elétrica da direção com auxílio de correção da trajetória, ESC com vetorização de torque e um sistema de som retrabalhado.


O Argo mineiro aparenta ser tão bem construído e projetado quanto seu homônimo grego. Mas para saber se ele tem condições de navegar pelo turbulento mercado rumo ao sucesso, só acelerando.

Preços e Versões

Drive 1.0 (R$ 46.800)

Série: Ar-condicionado, rodas de aço de 14”, direção eletroassistida, travas e vidros dianteiros elétricos, Isofix, banco com regulagem de altura e Start-Stop.
Opcional: Rádio, câmera e sensor de ré, retrovisor e vidro traseiro elétrico, central multimídia com tela de 7”

Drive 1.3 Manual (R$ 53.900)
Série: Mesmos itens da 1.0, mais central multimídia com tela de 7” com duas entradas USB, monitoramento de pressão dos pneus via ABS e comandos do rádio no volante
Opcional: Farol de neblina, roda de liga-leve de 15”, câmera e sensor de ré, retrovisor e vidro elétrico traseiro

Drive 1.3 GSR (R$ 58.900)
Série: Mesmos itens da 1.3, mais controlador de velocidade, ESC com assistente de partida em rampa e vetorização de torque, retrovisor elétrico com tilt-down, luz ambiente no painel e borboletas para trocas de marcha no volante
Opcional: Farol de neblina, roda de liga-leve de 15”, câmera e sensor de ré

Precision 1.8 Manual (R$ 61.800)
Série: Mesmos itens da Drive 1.3, mais rodas de liga de 15”, faróis de neblina, alarme, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido e faróis com DRL em LED.
Opcional: Airbags laterais, sensor e câmera de ré, painel com tela de LCD de 7”, chave presencial, sensor crepuscular e de chuva, rebatimento dos espelhos laterais, banco de couro e retrovisor interno eletrocrômico

Precision 1.8 Automático (R$ 64.600)
Série: Mesmos itens da Precision manual, mais volante de couro, controlador de velocidade e borboletas para trocas de marcha no volante
Opcional: Os mesmos da Precision manual

HGT 1.8 Manual (R$ 67.800)
Série: Rodas de liga-leve de 16”, quadro de instrumentos com tela de 7”, suspensão enrijecida e ESC recalibrado

Opcional: Airbags laterais, sensor e câmera de ré, chave presencial, sensor crepuscular e de chuva, rebatimento dos espelhos laterais, banco de couro e retrovisor interno eletrocrômico

HGT 1.8 Automático (R$ 70.600)
Série: Mesmos itens da versão HGT manual, mais controlador de velocidade e borboletas para trocas de marcha no volante.
Opcional: Os mesmos da HGT manual