Dicas Michelin: pneu é aliado para férias seguras

MOTORPRESS BRAND
Área de projetos especiais da Motorpress
06/12/2016 18:16

Você sabia que os pneus são o único ponto de contato entre o veículo e o solo? Por isso, antes de pegar a estrada, é importante se certificar de que eles estão em bom estado. Confira algumas dicas da Michelin para aproveitar suas férias com mais segurança e sem stress:

Verifique toda a banda de rodagem, especialmente sua parte interna. Por um problema de alinhamento ou de suspensão, os pneus podem ter se desgastado mais internamente.

Verifique o estado geral dos pneus. Veja se há deformações, cortes, arranhões profundos, cabos expostos ou se a borracha está trincada ou com rachaduras em alguma parte. Se o pneu apresentar uma destas anomalias, procure um especialista nas revendas autorizadas de pneus para um exame mais detalhado.

Lembre-se: entre o veículo e o asfalto só há os pneus

Quanto mais antigo um pneu, menor será a aderência do mesmo e maior será a probabilidade de apresentar rachaduras e rompimentos de pedaços de borracha. Por isto, mesmo que o pneu esteja aparentemente perfeito, a Michelin recomenda que não se utilize um pneu que tenha sido fabricado há mais de dez anos.

É importante verificar também o pneu estepe. Mesmo sem uso, ele sofre processo de envelhecimento.

Cheque a pressão dos pneus. Eles precisam estar com a pressão correta para funcionar bem. As consequências de rodar com um pneu com pressões baixas são graves e podem até provocar acidentes de sérias proporções. A pressão ideal é a que está no Manual do Proprietário do Veículo ou na etiqueta na lateral da porta do motorista ou na tampa do combustível.

Faça o alinhamento do veículo. A suspensão do veículo é formada por vários componentes que são montados em ângulos e posições específicas. Com o uso natural do veículo, estes ângulos sofrem algumas alterações, podendo fazer com que o veículo tenda a ir para um determinado lado em linha reta e os pneus “cantem” em curvas mesmo a baixa velocidade. O alinhamento da suspensão corrige estes problemas, além de verificar o estado geral da suspensão e da direção do veículo. 

Faça o balanceamento dos pneus. Ele é importante para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo e permite que a roda gire sem provocar vibrações no veículo em determinadas velocidades. Quando há desbalanceamento, a direção e condução se torna m instáveis e ocorre um desgaste irregular nos pneus. 

Escolha bem os seus pneus. Se tiver que substituí-los devido a alguma das situações anteriores descritas neste texto, procure saber as diferenças entre as diversas opções no mercado. Busque comparativos e testes realizados, comentários de sites especializados e a opinião de outros usuários sobre cada marca. Há muita diferença entre os pneus, principalmente quanto à segurança, durabilidade, resistência, conforto e até mesmo na economia de combustível.

Boa viagem!