Cinco esportivos que você vai querer ver em 2017

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
11/01/2017 16:40

Os SUVs de tudo quanto é tipo podem estar dominando os noticiários ultimamente, com suas lógicas mercadológicas tão empolgantes quanto aquele empate para cumprir tabela no campeonato, mas 2017 reserva motivos reais para se excitar com a indústria automotiva. Separamos cinco lançamentos que vão tirar o fôlego dos afortunados que puderem guiá-los (e vão encher nossos corações e olhos de inveja de quem o fizer). 

Honda Civic Type R foi apresentado em Paris

  • HONDA CIVIC TYPE R

A décima geração do Honda Civic será a primeira, em anos, a ter tudo o que tem direito quanto a carrocerias e versões. De hatch à cupê, o carro vai se metamorfosear para todos os gostos, mas aquele que mais aguardamos ver em ação é o Type R. Apresentado pela primeira vez em Paris, ainda há detalhes a serem confirmados pela companhia japonesa, que não revelou qual será o motor do Type R. Especula-se que continuarão oferecendo o 2.0 turbo atual, mas calibrado para gerar até 350 cv (o que deixaria mais próximos dos hot hatches alemães Audi RS 3, Mercedes-AMG A 45 e BMW M2). 

Visualmente o carro traz tudo aquilo que esperamos dele, com a vantagem do desgin-base da décima geração do Civic já ser bonita por natureza. Ele conta com um parachoque robusto com entradas de ar avantajadas, rodas exclusivas que vazam as pinças de freio vermelhas e uma asa gigante atrás.

Ainda não há data de lançamento definida, mas ele chegará às lojas estrangerias este ano. Para nós brasileiros ele não passará de um sonho...(mas pelo menos temos a chance ter o Si, quem sabe).

Toyota Supra e BMW Z5 compartilharão plataforma

  • TOYOTA SUPRA

Entre os esportivos mais agendados para ano o retorno do lendário Toyota Supra é certamente o mais esperado. O carro traz um nome de peso e a parceria com a BMW, que, de quebra, vai usar a mesma plataforma para dar origam ao Z5, aumenta ainda mais as expectativas para ele. Embora o japonês tenha sido flagrado rodando na Alemanha há um tempo muita coisa permanece em segredo a respeito tanto do Supra quanto do Z5. 

Por exemplo, até agora não conseguimos bater o martelo sobre o tipo de propulsão que eles terão. Já foram especulados os propulsores 3.0 de seis cilindros da BMW ou V6 biturbo da Lexus (no caso do Supra). Mas nos últimos meses a teoria que mais ganhou força foi a eletrificação da nova geração do Supra, que também pode beneficiar o Z5. Ele deverá ter um trem de força híbrido, que utilizaria um bloco a combustão de quatro ou seis cilindros da BMW e a arquitetura elétrica (bateria, motores, etc.) fornecida pela Toyota. 

Também não há data para ambos aparecerem em suas versões de produção este ano, mas isso só deve ocorrer no segundo semestre.

Vantage terá motor AMG (Foto: S.Baldauf/SB Medien / Motor Authority)

  • ASTON MARTIN VANTAGE 2018

O cupê de dois lugares britânico terá sua troca de geração este ano. Entre as mudanças mais aguardadas está a nova plataforma de alumínio estreada no DB11, que reduzirá sensivelmente o peso do Vantage atual. Com a nova arquitetura, espera-se também que ele terá dimensões maiores em comprimento e largura, enquanto a altura deverá diminuir.

Sob o capô, o novo Vantage terá um coração doado pela Mercedes-AMG. Trata-se do motor 4.0 V8 biturbo que equipa o AMG GT S. No alemão, o motor gera 510 cv de potência, o que já seria um ganho considerável para o britânico, que atualmente extrai 445 cv do motor 4.7 V8 aspirado. Ainda haverá uma versão topo de linha, equipada com motor 5.2 V12 capaz de render mais de 600 cv. As opções de câmbio serão manual de seis marchas ou automática de oito marchas. 

O novo Aston Martin será lançado no último trimestre deste ano. 

Nova geração do McLaren 650S terá nova arquitetura

  • MCLAREN 650S

A McLaren está preparando o terreno para a nova geração de carros que terá nos próximos anos, começando pela renovação do cupê 650S. Recentemente, a companhia mostrou como é o chassi que vai estruturar estes lançamentos, batizado de Monocage II. Entre as melhorias alardeadas pela marca com o advento do novo "esqueleto" estão uma abertura maior das portas e soleiras mais baixas, centro de gravidade mais baixo e redução de peso. Comparado ao 650S atual, o Monocage II poderá ser 18 kg mais leve. 

A McLaren não deu mais detalhes sobre os novos modelos que virão por aí, o que nos faz aguardar a revelação do modelo definitivo, ainda este ano.

Linhas do Project One serão baseadas nos carros de Le Mans

  • MERCEDES-AMG PROJECT ONE

Você viu aqui na CARRO que a Mercedes-Benz aproveitou a Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas (Estados Unidos) para mostrar um teaser do hiperesportivo inédito, o carro que mais fará barulho entre os entusiastas este ano. Não será a toa, já que ele terá um trem-de-força híbrido usado na Fórmula 1, ou seja, um motor 1.6 V6 turbo e motores elétricos para gerar mais de 1.000 cv. 

A expectativa é que o Project One acelere até os 100 km/h em pouco mais de dois segundos, colocando-se num patamar exclusivíssimo entre os carros homologados para trafegar na rua mais nervosos de todos os tempos.