Cidade de São Paulo terá compartilhamento de carros

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
01/09/2016 15:21

A Prefeitura de São Paulo deve anunciar nos próximos dias um programa municipal de compartilhamento de carros nos moldes do Autolib, que funciona desde 2011 em Paris (França). A informação é do secretário de Transportes da gestão Fernando Haddad (PT), Jilmar Tatto, que nesta quinta-feira (1) participou da abertura do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte.

Carros do Autolib parisiense, que são padronizados e elétricos
Em linhas gerais, um sistema de car share funciona como o que atualmente oferece bicicletas na própria capital paulista. O interessado dirige-se a um ponto fixo de estacionamento dos carros de aluguel, paga com cartão e libera um deles para guiar. A devolução deve ser num outro ponto de estacionamento.

Tatto, secretário dos TransportesNo caso parisiense, dirigir por 30 minutos custa 9 euros, mas o valor pode ser menor para usuários cadastrados -- cerca de 125 mil, número grande numa cidade com farto e eficiente transporte coletivo.

O secretário petista não quis adiantar outros aspectos do programa, mas disse que os veículos utilizados não serão exclusivos de alguma marca -- as empresas interessadas vão se cadastrar junto à Prefeitura para participar do sistema de car share. O decreto que instaura o programa será publicado -- e alardeado -- antes da eleição de outubro, em que Haddad tentará se manter no cargo por mais 4 anos.

Segundo Tatto, também não haverá exclusividade para carros considerados "verdes", como elétricos e híbridos. Ele afirmou que esse tipo de propulsão ainda enfrenta dificuldades para a recarga de bateria em São Paulo. No Autolib, todos os carros são iguais e elétricos.


SERVIÇO
Evento: 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos
Datas: 1º a 3 de setembro
Local: Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
Horário: 12h às 20h
Entrada: grátis, mediante inscrição no site