Chefe da Mini prevê volta do JCW GP

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
03/01/2017 10:44

Os fãs da Mini tem motivos para esperar pela virada desta década. Ao que tudo indica, a companhia está preparando o retorno da versão GP do hot hatch, que apareceu no mundo pela última vez em 2012. As informações são do site Autocar.

"O John Cooper Works GP é uma parte importante da Mini", afirmou Peter Schwarzenbauer, manda-chuva da marca. "Ele deu certo para nós no passado e não vejo porquê não o faríamos de novo no futuro."

Mini JCW GP apareceu pela última vez em 2012

Apesar da boa notícia, como você pode perceber, não há nenhuma indicação de quando esse futuro será concretizado. A aposta é que a versão mais apimentada de todos os Mini (que se situa entre o JCW e os carros preparados para corridas da marca) chegue somente a partir de 2020. Até lá, é provável que a próxima geração do hatch já está bem encaminhada.

O Mini JCW GP se difere do JCW principalmente pela calibração de suspensão. O último GP era até 20 mm mais baixo que o JCW, possuía molas e amortecedores reforçados e freios maiores. Além disso, dispensava os bancos de trás, para reduzir seu peso. Com isso, ainda que tivesse o mesmo motor (na época, um 1.6 turbo de 213 cv de potência) seu desempenho na pista era notavelmente melhor do que a versão JCW. 

Atualmente, o Mini JCW é impulsionado por um motor 2.0 turbo de 231 cv, o que pode nos garantir que uma futura volta do GP não teria menos do que isso sob o capô.