Challenger Demon terá launch control no câmbio

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
23/03/2017 12:06

O cronograma de aperitivos do inédito Challenger SRT Demon continua. A Dodge mostrou mais uma tecnologia do modelo nesta quinta-feira (23). Desta vez, o marketing da companhia americana mostrou que o muscle car terá outro recurso especificamente desenvolvido para diminuir tempo em disputas de arrancadas (o propósito desta versão do Challenger). Trata-se de um controle de largada (launch control) não convencional em carros de produção, chamado de "transbrake" (ou "freio de transmissão"). 

Como já mostramos em outras quintas-feira, o Challenger Demon terá um modo de condução Drag com reserva de torque do supercompressor, que contará com telemetria detalhada na central multimídia e um controle de largada mais eficiente para transmitir o máximo de torque e potência às rodas traseiras sem que haja perda de tração. Para isso, o Demon traz um inovador controle de largada que atua na transmissão, em vez de nos freios.

Convencionalmente, o controle de largada de carros esportivos funciona pisando ao mesmo tempo no pedal do freio e no pedal do acelerador, para que as rotações por minuto do motor subam até determinado ponto com o veículo ainda parado. Assim, basta o motorista soltar o pé do freio para o que carro arranque. No caso do Demon, embora o conceito seja o mesmo (aumentar o giro do motor até o ponto ideal para a arrancada), o freio do carro será realizado pela transmissão, que engatará a primeira marcha e a ré ao mesmo tempo até que uma luz verde se acenda no painel indicando que o condutor pode subir uma marcha (por meio das aletas atrás do volante) e, assim, fazer o carro partir com força máxima. 

De acordo com a Dodge, o controle de largada com o "freio de transmissão" resulta numa redução de 30% do tempo de reação do carro se comparado ao convencional que atua nos freios das rodas. A companhia alega, ainda, que há um incremento de 120% de torque durante a largada com este método. 

Dodge Challenger Demon foi pensado para disputas de arrancadas

O controle de largada pela "freio da transmissão" também evita a sobrecarga nos freios dianteiros do veículo, que não precisarão segurar o carro parado enquanto o motor e transmissão querer jogá-lo para frente. Além disso, este modo de largada prepara todo o trem-de-força para a arrancada do carro, transmitindo o torque para as rodas traseiras antes mesmo da liberação do câmbio. Desta maneira, há redução no tempo de reposta do eixo traseiro, bem como a proteção de peças do conjunto, uma vez que a entrega do pico de torque é atenuada na hora da arrancada. 

O Challenger Demon será apresentado dia 11 de abril, durante o Salão de Nova York, nos Estados Unidos.