BMW já testa X3 M, que pode ter 430 cv

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
02/01/2017 11:00

A BMW já está testando no autódromo de Nürburgring, na Alemanha, o inédito X3 M. O modelo já estava sendo especulado há um tempo, conforme noticiamos aqui há um mês. Ele será o segundo SUV a receber o tratamento Motorsport da companhia bávara. Atualmente só o X6 possui uma verdadeira versão M, enquanto o X4 oferece apenas uma versão mais apimentada, a M40i, mas que não tem o pacote completo de preparação do braço esportivo da marca. As informações são do site Motor Authority.

Inédito X3 M deverá chegar só em 2018 ao mercado

De acordo com o site, a versão M do X3 já pertencerá à nova geração do utilitário, programada para ser lançada este ano (ainda sem data definida). Contudo, a versão esportiva só deve chegar em 2018, como modelo 2019. A unidade que você vê nas fotos é apenas uma "mula", ou seja, ainda não é a carroceria definitiva do X3 M da nova geração. Contudo, é possível identificar algumas características que certamente acompanharão o modelo de produção, como as rodas de 20 polegadas, altura reduzida em relação ao solo e as duas saídas duplas de escapamento atrás.

Protótipo mostra características do modelo de produção

Sob o capô, o X3 M provavelmente ostentará um bloco 3.0 de seis cilindro em linha, emprestado do M2 ou do M3 e M4. Isso significa que ele poderá ter até 430 cv de potência e 56 kgfm de torque. O câmbio deverá ser um robotizado de dupla embreagem com sete marchas e a tração, integral. Espera-se, ainda, que o X3 tenha uma versão M40i de 359 cv para diminuir a distância entre a versão topo de linha regular do X3 e a M. 

DISPUTA ACIRRADA
A chegada do X3 M reforça a tendência de tornar esportivos os SUVs médios das marcas premium. Ele entrará num ringue que atualmente já conta com Porsche Macan Turbo e o novo Audi RS Q5 e os inéditos Mercedes-AMG GLC 63 e Jaguar F-Pace SVR.