Audi revela conceito Q8, futuro rival do BMW X6

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
09/01/2017 11:53

A Audi usou o Salão de Detroit como palco para lançar o seu rival para o BMW X6 e Mercedes GLE Coupe. Apesar de ainda ser um estudo, o Q8 Concept reúne as principais linhas que estarão no modelo de produção, a ser lançado em 2018. O SUV grande baseado no Q7 adota parte do estilo típico dos cupês, com coluna C inclinada e portas sem batentes dos vidros.

Protótipo antecipa modelo a ser lançado em 2018

MAIS SOBRE DETROIT
Traverse é estrela da Chevrolet em Detroit
Tiguan de 7 lugares estreia nos EUA; já guiamos
Stinger é inédito Gran Turismo de 370 cv da Kia
GM aposta em SUVs com Equinox e novo Tracker
Salão de Detroit abre com temperatura baixa na 2ª
Mercedes GLA muda e versão AMG tem 380 cv
Mercedes lança GT C em Detroit, com 557 cv

O protótipo usa uma motorização híbrida plug-in (recarregável na tomada), dotada de um V6 TFSI a gasolina de 333 cv e um motor elétrico de 135 cv acoplados a um câmbio automático de oito marchas. Segundo a Audi, o Q8 Concept tem autonomia total de 1.000 km, sendo 60 km no modo elétrico. O tempo de recarga em uma tomada de alta tensão é de 2,5 horas.

Lanternas unidas podem ser mantidas no modelo definitivo
Tradicionalmente os conceitos da Audi estão mais próximos da linha de produção do que o habitual para esses protótipos. No caso do Q8, isso inclui um interior completo, dando uma dica de como será a cabine dos próximos modelos da marca. A exceção fica por conta dos assentos traseiros individuais, que, se forem para a linha de montagem, serão ofertados como opcionais.
Interior tem três telas digitais
Dentro da cabine se destaca a presença do já conhecido painel digital Virtual Cockpit, completado por duas telas extras embutidas no painel e um volante de base achatada com botão de partida do motor embutido - como no novo R8. Entre o pacote de tecnologias do protótipo (que estarão no modelo de produção) há suspensão a ar adaptativa, faróis Matrix a laser e HUD com realidade aumentada. Nele, a seta indicativa do GPS é projetada exatamente sobre a rua.

Cabine luxuosa tem retrovisor central flutuante
O Audi Q8 deverá chegar ao Brasil alguns meses após seu lançamento mundial. Ele se posicionará na mesma faixa de preço do BMW X6, que parte de R$ 417 mil. Existe a possibilidade da marca ainda lançar uma versão esportiva S ou RS do utilitário, para concorrer com o X6M e GLE 63 Coupe.