Audi poderá ter RS Q8 de 613 cv em Genebra

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
13/02/2017 11:26

A Audi está apostando no segmento de SUVs luxuosos de extrema potência com o Q8. Após mostrar o conceito durante o último Salão de Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro, a marca já prepara um estudo de uma versão RS do SUV para o Salão de Genebra, na Suíça, que acontece em março.

Audi terá versão esportiva do Q8, preparada pela Audi Sport

A marca das quatro argolas já havia deixado no ar a intenção de ter uma versão esportiva "comum" do Q8, a SQ8, que poderá ter até 435 cv por meio do motor 4.0 V8 bitubro (o mesmo usado no SQ7). Mas desta vez a ideia é que a divisão Sport (antiga Quattro) dê um tratamento completo ao SUV, a exemplo do que faz com o RS Q3 (único SUV da marca com o emblema RS, por enquanto) e com o que vai fazer com o RS Q5 (também programado para Genebra). 

Versão será mostrada durante o Salão de Genebra

A expectativa é que o futuro RS Q8 aproveite o mesmo motor usado pelo sedã S8 Plus, que também é um 4.0 V8 biturbo, mas com capacidade para gerar 613 cv e 71,3 kgfm de torque. Com estes números, o RS Q8 já seria mais potente que seus rivais Mercedes-AMG GLE 63 Coupe (com 556 cv) e BMW X6 M (de 574 cv). Considerando a expectativa da própria Audi Sport, conforme noticiou o site Carscoops citando uma fonte da empresa, o RS Q8 será igualmente capaz de alcançar os 100 km/h abaixo dos cinco segundos, como fazem seus concorrentes. A velocidade máxima poderá chegar a 300 km/h.