Airbags provocam recall gigante de Corolla e Etios

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
31/10/2016 09:26

Corolla: mais uma vítima da Takata

A Toyota do Brasil iniciou nesta segunda-feira (31) campanha de recall dos modelos Corolla (produzidos de 9 de janeiro de 2012 a 14 de fevereiro de 2014) e Etios (produzidos de 7 de maio de 2012 a 29 de setembro de 2014).

São 205.892 carros no total (114.539 Corolla e 91.353 Etios). Veja os chassis:

Dados divulgados pela Toyota do Brasil
Mais uma vez, o problema é nos airbags frontais fabricados pela japonesa Takata, que vêm provocando recalls de modelos de várias marcas (os mais recentes foram Jeep Renegade e Fiat Uno) e cujo defeito causou a morte de pelo menos 11 pessoas em incidentes em vários países.

Ao entrar em ação após uma colisão, o airbag pode se romper devido ao mau funcionamento de um componente chamado deflagrador, que acaba espalhando fragmentos metálicos -- estes, ao invadirem a cabine dos veículos, causariam ferimentos graves nos ocupantes.

Etios: mais de 91 mil carros envolvidos
Segue a descrição divulgada pela Toyota:

"No decorrer de uma investigação realizada pelo fornecedor [Takata], no Japão, na peça denominada deflagrador, que integra o sistema de airbag do motorista dos veículos em questão, constatou-se a degradação do componente após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Este fato torna o deflagrador mais suscetível a romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa, e causar lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos demais ocupantes do veículo."

A Toyota recebe os carros em suas concessionárias a partir de 14 de novembro de 2016 para a substituição do deflagrador do airbag do motorista. O proprietário pode consultar a rede no site da montadora. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 0800 703 0206.