A Porsche adiantou nesta quarta-feira (23) as imagens e informações técnicas sobre o Cayenne 2015, que chegará reestilizado ao Salão de Paris, em outubro. Segundo a fabricante, trata-se de uma nova geração do SUV, que, além do forte facelift, recebeu dois novos motores em sua gama, incluindo uma opção híbrida inédita.
Pelas fotos divulgadas pela marca, é possível identificar uma série de mudanças estéticas no Cayenne. A começar pelo novo conjunto óptico, inspirado no esportivo 918 Spyder (que agora baliza o design dos carros da Porsche, no lugar do 911 GT3), com quatro LEDs para uso diurno formando um quadrado. Nas versões S e S E-hybrid, os faróis são de bixenônio, enquanto que na Turbo, os faróis também são de LED, porém adapdativos (equipados com o Porsche Dynamic Light System). A grade e o parachoque frontal também foram remodelados e o capô ganhou novas curvaturas nas extremidades.
A traseira também passou por modificações. A mais aparente delas está nas lanternas, mais afinaladas. Aliando-as ao parachoque e as saídas do sistema de exaustão reestilizados, esta parte do SUV ganhou uma aparência menos “inchada” em relação ao modelo anterior.
O interior do modelos também passou por uma renovação, especialmente quanto ao volante, outra herança direta do 918 Spyder, com um design mais esportivo.
Segundo a Porsche, tanto o start-stop quanto o sistema de arrefecimento do Cayenne 2015 foram otimizados e o SUV agora conta, pela primeira vez, com entradas de ar ativas (Active air flaps) que visam melhorar a aerodinâmica e a eficiência energética do modelo.
A principal atração do Cayenne 2015 é a nova versão S E-Hybrid. Sob o capô, ela traz o mesmo sistema híbrido plug-in do Panamera, que conta com um motor elétrico de 95 cv em conjunto com um 3.0 supercharged V6, que produz uma potência combinada de 416 cv a 5.500 rpm e 60 kgfm de torque, já disponíveis às 1.600 rpm, com pico estendido até às 4.000 rpm. De acordo com dados da fabricante, nesta versão, o SUV alcança os 100 km/h em apenas 5s4, podendo atingir uma velocidade máxima de 243 km/h (no modo elétrico, ela é de 126 km/h).
Outro motor estreante no portfólio do Cayenne é o 3.6 biturbo V6, de 420 cv e 56 kgfm de torque, que substituiu o aspirado 4.8 V8 de 400 cv e 51 kgfm de torque. O propulsor equipa a versão S, que, trabalhando com a transmissão tiptronic de oito velocidades, impulsiona o modelo de 0 a 100 km/h em 5s2 (resultado 0s4 mais rápido que o motor antecessor). A velocidade máxima do Cayenne S é de 257 km/h.
O Porsche Cayenne 2015 será apresentado oficialmente durante o Salão de Paris que acontece em outubro deste ano. Os preços e data de lançamento no Brasil só serão divulgados no ano que vem.