A Citroën já vende no Brasil a nova geração do C4 Picasso e de sua versão de sete lugares, Grand C4 Picasso. Além de estrearem uma nova plataforma modular e global por aqui, a EMP2 (Efficient Modular Platform 2, usada na Europa pelo novo Peugeot 308), as minivans finalmente trazem o (polêmico) visual pautado por conjunto óptico dianteiro afilado e em três camadas (o Jeep Cherokee veio depois com solução muito parecida, e a Fiat Toro vai pelo menos caminho).

Conjunto óptico em três camadas foi pioneirismo da Citroën
A gama do modelo é a seguinte:

C4 PICASSO (5 lugares)
Seduction – R$ 110.900

Principais equipamentos: seis airbags (frontal, condutor, passageiro, lateral e cortina); sensor de obstáculos traseiros; ESP (controle dinâmico de estabilidade), ASR (antipatinagem) e controle de tração inteligente; faróis de neblina dianteiros com com função “cornering light” (exceto com faróis de xenônio); fixação ISOFIX nos bancos traseiros da 2ª fileira; freio de estacionamento elétrico automático com sistema de ajuda à partida em aclive; retrovisores externos com regulagem elétrica, rebatíveis eletricamente e com luz de acompanhamento de LEDs; ar-condicionado automático digital de duas zonas; tela tátil de 7 polegadas (computador de bordo e climatização); Bluetooth; central multimídia com comandos no volante; bancos dianteiros com regulagem de altura e traseiros individuais, reclinaveis, dobráveis e com regulagem longitudinal; mesinhas tipo avião e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; luzes diurnas de LED.

Intensive – R$ 117.900
Acrescenta, entre outros: abertura e travamento das portas keyless; alarme periférico e volumétrico; camera de ré; sistema de navegação GPS com mapa do Brasil e tela tátil de 7 polegadas; iluminação do ambiente em LED; painel de instrumento central com tela colorida de alta definição de 12″ personalizável.

GRAND C4 PICASSO (7 lugares)
Seduction – R$ 120.900
Intensive – R$ 127.900

Alguns itens muito interessantes são opcionais, como Park Assist (sistema de baliza automatico); Vision 360º com quatro câmeras para os arredores do veículo; alerta de ponto cego nos retrovisores; retrovisores externos indexados à marcha a ré; detector dianteiro de obstáculo; TV digital e espelhamento do smartphone.

A fabricante francesa diz concorrer com dois grupos distintos de carros: o C4 Picasso enfrenta Volkswagen Tiguan, Toyota RAV4. Mercedes-Benz Classe B e BMW Série 2; o Grand C4 Picasso encara Mitsubishi Outlander, Hyundai Santa Fé, Dodge Durango e as variações de sete lugares de Fiat Freemont e Dodge Journey. Embora a lista traga SUVs, crossovers e minivans, a dupla francesa se encaixa no último segmento.

Traseira do C4 Picasso lembra a de modelos Audi/Volkswagen
Importado, o C4 Picasso traz o conhecido motor sobrealimentado 1.6 THP movido somente a gasolina (o Peugeot 2008, fabricado no Rio de Janeiro, tem o mesmo propulsor, mas flex), capaz de entregar 165 cavalos de potência (a 6.000 rpm) e 24,5 kgfm de torque (a 1.400 rpm). Bons números para empurrar carros que pesam 1.405/1.430 kg, após “emagrecerem” cerca de 140 kg com a adoção da EMP2 (que também permitiu uma evoluação nas suspensões). O câmbio é automático com seis marchas sequenciais e trocas em aletas atrás do volante.

Como se espera de modelos familiares, as cabines de C4 Picasso e Grand Picasso buscam soluções para ficarem parecidas com uma sala-de-estar. O posicionamento central do painel de instrumentos e comandos, que incluem telas táteis de 7 e 12 polegadas, justifica-se — segundo a marca — por oferecer a todos os ocupantes o mesmo acesso às informações. Os bancos são individuais; o envidraçamento é enorme (5,3 m²); e quem quiser um mimo extra pode adquirir o pack Relax e contar com massageadores nos bancos dianteiros.

O C4 Picasso tem três anos de garantia e revisões a cada 10 mil quilômetros.

FICHA TÉCNICA
Motor: THP 165, 
4 cilindros, 16V, 1.598 cm³, injeção eletrônica multiponto com turbo de alta pressão e intercooler
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 
24,5 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: automática (6 marchas) com troca sequencial
Tração: d
ianteira
Direção: a
ssistencia elétrica variavel
Suspensões: eixo pseudo-McPherson com barra antiinclinação (dianteira); travessa semideformável com função antiinclinação (traseira)
Freios: discos ventilados, ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência)
Pneus e rodas: 205/55 R17, liga-leve aro 17
Combustível: gasolina (tanque de 57 litros)

DIMENSÕES E CAPACIDADES
C4 Picasso:
Peso: 1.405 kg
Medidas: 4,43 m (entre-eixos 2,78 m), 2,1 m, 1,62 m (c, l, a)
Porta-malas: 630 litros (537 litros com bancos da segunda fileira recuados)
Grand C4 Picasso:
Peso: 1.430 kg
Medidas: 4,6 m (entre-eixos 2,84 m), 2,1 m, 1,64 m (c, l, a)
Porta-malas: 704 litros (575 litros com bancos da segunda fileira recuados; 130 litros com bancos da terceira fileira erguidos)

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