Motor 2.4 garante bom desempenho a nova L200

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em Monte Verde (MG)
23/09/2016 11:48
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP
MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE TOP

O segmento de picapes tem ignorado a crise e os principais modelos foram renovados neste ano, trazendo novidades em termos  de segurança e de conectividade. Agora é a vez da Mitsubishi, que apresentou a quinta geração da sua L200 Triton para o mercado nacional com mudanças visuais e mecânicas. 

Grade frontal redesenhada e cromada é destaque da nova L200 Triton

Externamente, a picape é totalmente nova. A grade frontal ganhou acabamento cromado com seis fendas verticais, abandonando o padrão horizontal. Os faróis têm visual mais ousado e futurista, deixando de lado a aparência “quadrada” da geração anterior. O para-choque foi redesenhado, assim como os faróis de neblina. Na traseira, as lanternas têm novo desenho, assim como o para-choque e a tampa da caçamba, que ganhou novos vincos e maçaneta mais discreta.

Atrás, a mudança mais significativa foi o formado novo das lanternas

Sob o capô as mudanças também são grandes, já que a quinta geração adotou o novo motor turbodiesel 2.4 de 190 cv e 43,9 mkgf, que, apesar de menor, é mais potente que o antigo 3.2 de 170 cv e 35 mkgf. O câmbio também está mais moderno, com uma nova caixa automática de cinco marchas, em vez da anterior, de quatro.

Versão HPE Top da L200 Triton Sport custa R$ 174.500

Internamente, a maior novidade é o seletor eletrônico da tração, que substitui a antiga alavanca ao lado do câmbio. O painel é todo novo, assim como o quadro de instrumentos. O acabamento em preto e cinza, com detalhes prateados, transmite impressão de qualidade. Já a nova central multimídia decepciona por não permitir espelhamento para smartphones, além de ser menos intuitiva que o dos concorrentes.

Interior também passou por um refinamento e central multimídia é destaque

"Mas, afinal, como é o comportamento da nova picape?", você deve estar se perguntando. Nós rodamos cerca de 500 km com ela e podemos dizer que na cidade a nova L200 Triton se sai muito bem, com força de sobra aliada ao baixo nível de ruído e conforto satisfatório. A suspensão é bem ajustada e privilegia a robustez, o que pode provocar algumas críticas dos passageiros. 

Motor 2.4 a diesel rende 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque

Outro aspecto que merece atenção é a direção com assistência hidráulica, mais robusta, mas menos leve que a elétrica na condução urbana e em manobras. Já na estrada o sistema hidráulico não exibe a mesma precisão que o elétrico em velocidades mais altas. Isso, porém, é mais questão de costume. A posição de dirigir é facilmente encontrada, graças aos ajustes elétricos do banco do motorista e à regulagem de altura do volante.

Na estrada, o novo motor 2.4 garante bom desempenho para embalar a picape, exibindo potência de sobra em ultrapassagens, transmitindo boa sensação de segurança. De maneira geral, a estabilidade da nova L200 Triton é boa, mas, como toda picape, ela mostra alguma limitação ao trafegar sobre pisos muito irregulares, principalmente com a caçamba vazia. 

A opção da Mitsubishi de privilegiar a robustez em vez do conforto, aliás, é nítida. Rodando sobre asfalto, a incorporação do controle eletrônico de estabilidade é bem-vinda por aumentar a segurança em caso de manobras abruptas ou excessos nas curvas.

Medições realizadas no campo de provas da ZF-TRW, em Limeira (SP)

Resumindo, a impressão é de que as mudanças promovidas na nova Mitsubishi L200 Triton Sport HPE vieram em boa hora para ajudar a fabricante a manter o volume de vendas mensais do utilitário (objetivo principal da empresa), que atualmente gira em torno de 800 unidades.

Mesmo assim, a estratégia da Mitsubishi inclui manter o modelo anterior em linha, nas versões de entrada e intermediária, não só ampliando o seu portfólio, como oferecendo aos interessados opções mais acessíveis para quem necessita de uma picape média mais voltada ao trabalho ou utilização pesada do que para uso no dia a dia em condições urbanas. 

Ficha técnica da Mitsubishi L200 Triton Sport HPE Top

CONCLUSÃO
A quinta geração da Mitsubishi L200 Triton chega ao mercado em um importante momento para o segmento, já que as principais concorrentes foram renovadas neste ano. No geral, a picape melhorou bastante, entregando mais desempenho e conforto, além de ficar mais competitiva. Como o objetivo principal da fabricante é manter o volume de vendas, a nova picape não terá problema para ajudar a cumprir essa missão sem maiores dificuldades. Principalmente para quem precisa de um utilitário mais robusto e moderno.