Mercedes C 300 Sport: de outro planeta

GUSTAVO DE SÁ
de São Paulo (SP)
06/09/2017 17:42

O Sistema Solar contava com nove planetas conhecidos pouco mais de uma década atrás. Porém, esse número mudou quando a União Astronômica Internacional (entidade que classifica os astros) redefiniu o conceito de planeta. Devido a novos critérios, Plutão deixou de fazer parte dessa contagem e restaram apenas sete deles – além do que habitamos. Mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o carro das fotos. Explico: a Mercedes-Benz fez o trabalho inverso em relação ao cálculo feito pelos astrônomos e adicionou mais marchas à transmissão do Classe C.

O câmbio de sete marchas dá lugar a uma nova transmissão de nove velocidades, chamada pela marca de 9G-Tronic. Graças à adoção de materiais mais nobres, a caixa automática é um quilo mais leve que a antecessora e permite uma redução no consumo de combustível de até 4,5%.

Visual esportivo é garantido por rodas e grade escurecidos

Além do câmbio inédito, o Classe C ganhou um novo integrante, o C 300 Sport. O modelo passa a ocupar o topo da gama e traz motor 2.0 turbo com injeção direta, que rende 245 cv a 5.500 rpm e 37,7 kgfm de torque, disponíveis entre 1.200 e 4.000 rpm.

Motor 2.0 turbo produz 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque

Em relação às demais versões, o C 300 traz visual mais esportivo, com retrovisores, frisos de para-choques e da grade na cor preta. As caixas de roda foram ligeiramente alargadas para receber as rodas de 18 polegadas com pintura diamantada.

Modelo fez a estreia do câmbio automático de nove marchas na linha Classe C

Desempenho selecionável

O C 300 Sport traz o Dynamic Select, sistema que permite a escolha entre cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual. Esse equipamento adapta as respostas do motor, as relações da transmissão e o peso da direção de acordo com o modo escolhido (no último deles, o motorista seleciona e salva as alterações a seu gosto).

Som do motor pode ser reproduzido pelos alto-falantes na cabine

Com os modos Sport ou Sport+ acionados, o câmbio permite pular mais de uma marcha nas reduções de velocidade, indo da 6ª para 4ª, por exemplo. O som do motor fica mais esportivo e passa a ser reproduzido pelos alto-falantes do sistema de áudio no interior. Em nossa pista de testes, o C 300 Sport acelerou de 0 a 100 km/h em 6s44.

Vendido a R$ 241.900, C 300 Sport é o topo da gama

No modo Eco, o C 300 privilegia o consumo de combustível, antecipa as trocas de marchas e deixa as respostas mais mansas. Quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidade de cruzeiro, a transmissão é momentaneamente desacoplada do motor e ativa uma espécie de roda-livre. A média de consumo entre cidade e estrada ficou em 12,8 km/l.

Para-choque traseiro possui duas saídas de escapamento

Além do visual diferenciado, o C 300 traz, como itens exclusivos, bancos do passageiro com ajustes elétricos e memória, leitor de DVD e acabamento com madeira na cor preta. Com desempenho surpreendente e consumo moderado, o C 300 Sport parece até coisa de outro planeta. Mas não é: ele pode ser seu por R$ 241.900.

Rodas de 18 polegadas têm cinco raios e pintura na cor preta

Confira os números de teste do Mercedes C 300 Sport: