Audi lança A4 Avant por R$ 187.990

CLAUDIO DE SOUZA FLORENCIO
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
05/10/2016 10:45
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI
AUDI A4 AVANT AMBIENTE 2.0 TFSI

O declínio das station wagons no Brasil, onde são conhecidas como peruas, é algo documentado com números. No longínquo agosto de 2006, os emplacamentos do segmento chegavam perto de 53.600 unidades dos 15 modelos listados no relatório da associação das concessionárias e do Renavam. Dez anos depois, a mesma fonte indica pouco menos de 7.500 vendas de peruas, somando 11 modelos (alguns residuais, como a Toyota Fielder, versão station do Corolla).  
  
O consenso entre os especialistas é que os crossovers e os SUVs com propostas cada vez mais urbanas e familiares (e menos "utilitárias", no sentido de disposição para trabalho duro) tomaram o lugar das peruas, oferecendo "vantagens" como posição elevada de dirigir e robustez.

O A4 Avant mantém as mesmas medidas do sedã

Se é assim, o renovado Audi A4 Avant (R$ 187.990), que chega ao nosso mercado cerca de um ano após o lançamento na Europa, é o exemplo perfeito do que há de "errado" com as stations, ao menos para os brasileiros. Com 1,70 m de altura, tive dificuldades para entrar na cabine, de tão baixo que é o teto (1,43 m); e a distância em relação ao piso pede um cuidado extra ao se deparar com lombadas e valetas que seria dispensável ao volante de um SUV. Essas medidas são exatamente as mesmas do sedã A4, que também usa a plataforma modular MLB (para motores longitudinais) do grupo Volkswagen.

Porta-malas da versão familiar do A4 possui 505 litros de volume

É verdade que o alemão médio é bem mais alto que eu – mas ele nunca precisa entrar afobadamente no carro com medo de assalto ou para escapar do flanelinha, correndo o risco de bater a cabeça na lateral do teto. E as vias europeias tratam bem os modelos de rodagem mais refinada.

Quando nos convencemos de que o problema é o lugar, e não o tipo de carro, fica fácil apreciar a station média da Audi (a grande é a A6 Avant), dotada do motor 2.0 TFSI (turbo) de 190 cv, câmbio S-tronic de sete marchas, Drive Select com quatro modos de condução, quadro de instrumentos digital (veja uma das telas acima) e sutilezas charmosas e/ou gentis – como a luzinha vermelha do limpador traseiro, a cobertura interna do porta-malas (de bons 505 litros) que se recolhe sozinha, a finíssima tela que protege a cabine quando o teto solar (opcional) está aberto... Tudo isso na atual embalagem-padrão da Audi, marcada pelo inconfundível conjunto óptico com assinatura de LED e grade frontal hexagonal.

Acabamento interno segue o padrão de design e refinamento do sedã

Quanto à dirigibilidade, sem surpresas: direção precisa, motor vigoroso, suspensão a gosto do freguês e silêncio numa cabine com elegância típica de uma perua – se ela for da Audi.

Ficha técnica e medições do A4 Avant Ambiente 2.0 TFSI