Agora automático, Etios Cross reforça alma urbana

WILSON TOUME
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
25/09/2016 14:00

Toyota Etios Cross Automático parte de R$ 61.240

Programas que ensinam como sobreviver em ambientes naturais sem muitos recursos estão em alta no país. Mas o detalhe interessante é que boa parte das pessoas que assistem a essas séries (e me incluo nesse público) não tem a menor intenção de se aventurar por deserto, montanha ou qualquer mata. Ainda mais desprovido de equipamentos.

Fenômeno similar ocorre no mercado de automóveis há algum tempo com os SUVs, muitos deles repletos de recursos para superar os mais difíceis obstáculos, mas que acabam usados apenas no trânsito das grandes cidades e em rodovias nos fins de semana. 

Tampa do porta-malas tem fechadura elétrica

A mesma "fixação" dos consumidores por esse estilo off-road explica os chamados veículos "aventureiros" ou "off-road light", que exibem visual, mas não têm nenhum recurso mecânico que os torne capazes de superar trilhas.

O renovado Toyota Etios Cross é um dos melhores exemplos do segundo caso. Trata-se, basicamente, do mesmo Etios hatch com motor 1.5 16V, que passou a ser produzido no Brasil e agora entrega 107 cv (contra 96 cv antes) e ainda pode trabalhar acoplado ao novo – na gama – câmbio automático (Aisin) de quatro marchas. A diferença está no visual e em detalhes internos.

Por dentro, bancos têm acabamento diferenciado
A APARÊNCIA É QUE IMPORTA
Apliques plásticos na dianteira, nas laterais e na traseira, além das rodas com desenho exclusivo e do rack de teto, compõem o pacote visual exclusivo que identifica o Etios Cross. Suspensão e pneus são os mesmos da configuração convencional do modelo.

Na parte interna, a diferença é ainda mais sutil. Apenas as costuras dos bancos (revestidos de couro) e a identificação nos encostos são itens exclusivos do Cross. De resto, é tudo igual à versão XLS do Etios hatch, com destaque para o quadro de instrumentos digital e o volante multifunção com comandos do computador de bordo e do sistema de áudio incorporados. Além disso, há o controlador de cruzeiro na coluna.

Motor 1.5 rende 107 cv de potência e 14,7 kgfm de torque
Em movimento, o Etios Cross atende às expectativas. Como os demais modelos da linha, é um carro agradável de ser conduzido, oferecendo conforto mais do que satisfatório para um modelo de sua categoria. O bom motor 1.5 também agrada e em nosso teste registrou consumo médio de 9,4 km/l de etanol.

O aspecto no qual esse aventureiro deixa a desejar é o preço. Partindo de R$ 61.240 (com pintura sólida), o Etios Cross é caro. Menos mau que a Toyota oferece planos de revisão (até seis anos) com preço fechado, além de outras vantagens no serviço de pós-venda.            

Ficha técnica e medições do Toyota Etios Cross