Modelo foi lançado em 2012 com motorização 1,0 e 1,4 nas versões LS, LT e LTZ

Guia de compra – Onix 1a geração

Foto: Chevrolet/Divulgação

Lançado no Brasil em 2012, o Chevrolet Onix foi um sucesso de vendas, ficando entre os oito mais vendido do país já em 2013. Sua ampla gama de versões, LS, LT e LTZ, com motor 1,0 e 1,4, contribuíram para o seu êxito no mercado. Seu conforto, economia de combustível e baixo custo de manutenção foram seus principais trunfos para concorrer com Volkswagen Gol, Fiat Palio, Hyundai HB20 e Ford Fiesta, modelos que também faziam sucesso na época.

Disponível apenas com câmbio manual em seu lançamento, no ano de 2013 o hatchback ganhou a opção de câmbio automático de seis marchas nas versões LT e LTZ, sempre com motor 1,4, o que aumentou sua competitividade.

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No ano de 2016, o Chevrolet Onix, que já era o carro mais vendido no Brasil pelo segundo ano consecutivo, passou por uma reestilização e recebeu uma nova grade e detalhes visuais, adição de equipamentos e mudanças mecânicas como novos componentes para o motor 1,4 e câmbio de seis marchas para as versões manuais.

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Em 2019, teve uma nova reestilização e trouxe novos detalhes externos e equipamentos. No mesmo ano, a Chevrolet apresentou a nova geração do Onix, mas manteve em linha a atual, renomeada como Joy e em duas configurações equipadas com propulsor 1.0 e câmbio manual, permanecendo no mercado até 2021.

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Motor
Os motores que equipam a primeira geração do Onix são os consolidados Família I, projeto feito pela Opel nos anos 80, contando com diversos aprimoramentos no decorrer do tempo. O hatchback contava com propulsor 1,0 litro, que rende 80 cv e 9,8 kgfm com etanol. Também tinha uma opção 1,4 litro, que entrega 106 e 13,9 kgfm também abastecido com etanol.

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Esse conjunto mecânico é conhecido por ser um projeto simples e robusto, que tem sincronismo feito por correia dentada, comando único no cabeçote e duas válvulas por cilindro, contando ainda com tuchos hidráulicos.

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Recalls
Apesar de ser um modelo com mecânica robusta e, também, com um bom nível de construção, o Chevrolet Onix teve alguns recalls, que podem ser verificados pelo número do chassi.

Filtro de combustível: pode ocorrer o vazamento de combustível próximo ao tanque devido a uma não conformidade na fabricação, o que pode levar a um incêndio ou desligamento repentino do motor. Ano-modelo afetados: 2014 e 2015.

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Encosto do banco dianteiro:
defeito de soldagem entre reclinador e estrutura pode ocasionar o movimento do encosto do banco, causando possíveis danos materiais devido ao aumento de chance de colisão. Ano-modelo afetado: 2013.

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Porca de fixação da bomba de combustível:
em caso de capotamento, a falha de vedação do componente pode acarretar o vazamento de combustível, o que pode gerar um princípio de incêndio. Ano-modelo afetados: 2013 e 2014.

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Pedal de freio: não conformidade no processo de soldagem do suporte do pedal do freio pode causar a inoperância do sistema, causando danos materiais e físicos. Ano-modelo afetado: 2013.

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Caixas de fusíveis sem a aplicação de isolante adicional:
a falta desse isolante pode acarretar o acúmulo de água na caixa de fusíveis, podendo ocorrer o acionamento contínuo do motor de partida, vindo a ocasionar incêndio devido o sobreaquecimento da peça. Ano-modelo afetado: 2017, 2018 e 2019.

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Problemas recorrentes
Além dos recalls, o hatchback da Chevrolet também tem alguns problemas relatados por uma parcela dos proprietários, dos quais:

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Desligamento involuntário do motor: pode ocorrer com o carro em movimento por causa das válvulas do propulsor devido má construção no processo de fabricação, tanto para o motor 1,0 quanto 1,4. A solução é fazer a troca delas, com valor de, aproximadamente, R$ 150 para admissão ou escape.

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Baixa eficiência no sistema de ar-condicionado:
devido a uma falha no dimensionamento do compressor é relatado pelos proprietários que a temperatura não é resfriada adequadamente no veículo, uma solução é fazer a troca do componente, que pode custar entre R$ 900 e R$ 1.200.

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Barulhos diversos:
fonte de reclamação de um número considerável de proprietários, os barulhos internos e externos costumam incomodar os donos, com a sua solução dependendo da fonte do ruído, desde a troca de palhetas dos limpadores até o reparo nas chapas de teto na traseira do veículo.

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Pontos positivos e negativos
O Chevrolet Onix apresenta um conjunto muito balanceado a seu favor, com um desempenho adequado mesmo nas versões 1,0, aliado a economia de combustível graças ao câmbio manual de seis velocidades, que ganhou em sua primeira reestilização. Com uma suspensão confortável, o hatchback da Chevrolet se torna agradável para condução urbana. Além disso, a sua mecânica robusta e com manutenção facilitada reduz os gastos do proprietário, o que diminui seu custo de propriedade.

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Embora seja um carro com muitos pontos positivos, o modelo ainda apresenta algumas fraquezas como acabamento ruidoso, o desempenho do motor 1,0 em situações de retomada de velocidade e a falta de itens de série como ar-condicionado nas versões LS penalizam a primeira geração.

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Mesmo assim, o Chevrolet Onix é um ótimo custo-benefício, principalmente na versão LTZ, o que contribuiu para que ele fosse o veículo mais vendido do país em sua época e, também, hoje em dia, uma vez que a atual geração figura entre os três carros mais emplacados do país. Na época, o hatchback concorria como Volkswagen Gol, que saiu de linha em 2022, Hyundai HB20, que também passou por mudanças visuais e mecânicas nos últimos anos, o Ford Fiesta, que deixou de ser vendido em 2019, e o Fiat Palio, fora de linha desde 2018. Portanto, a primeira geração do hatchback é uma escolha muito racional, que irá atender as demandas dos donos, mesmo com alguns pequenos problemas.

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